El Topo, Part 1 - A Toupeira

El Topo, Part #1 - A Toupeira

Título original: El Topo
Diretor: Alejandro Jodorowsky
Ano: 1970

Pesquisando sobre Six String samurai, encontrei outro filme com características muito semelhantes, porém mais lisérgico! EL TOPO!

A película começa com o pistoleiro El Topo e o menino enterrando o passado deste (ou seria de ambos). A fotografia da mãe e o brinquedo são enterrados sob a areia do deserto e eles partem rumo a uma pequena aldeia.


Contudo, os moradores da vila foram brutalmente assassinados, com exceção de um, que implora para ser morto. O pistoleiro entrega a arma ao menino e ele mata o aldeão.


Depois de deixar a aldeia eles são perseguidos por três homens, o pistoleiro podolátra, o espadachim vegetariano e o solitário impulsivo. Após um duelo, marcado perfeitamente pelo esvaziar de um balão de festa o pistoleiro descobre o responsável pelo massacre, o Coronel.






O Coronel e sua gangue tomaram uma missão franciscana, onde um grupo de franciscanos (mais parecidos com uma boy band!) é humilhado de formas, digamos, exóticas pelos homens do bando. Os homens do bando abandonam os franciscanos apenas quando veem uma mulher, que esta sobre os serviços do coronel. Após ela banhar e vestir o coronel, ele a entrega a seus homens. 


No exato momento (obviedade?) o pistoleiro e o menino invadem a missão. Rendem os bandidos e libertam os monges. 


O Pistoleiro decide duelar com o coronel, o vence e depois de humilha-lo (inclusive com uma castração) o líder do bando se mata, sendo seguido do fuzilamento dos demais membros do bando. 


A mulher persegue o pistoleiro, e depois de duas tentativas dela o menino é abandonado para viver na missão e ela (Mara) assume o posto de acompanhante na viagem do pistoleiro.


No deserto, o pistoleiro mostra a sua fé, encontrando comida e água. Após blasfemar, Mara é estuprada pelo pistoleiro e assim sua espiritualidade é renovada (será que o pistoleiro teria sofrido a mesma doutrinação?). 


Então o verdadeiro plot do filme. Mara pede que o pistoleiro prove seu amor, MATANDO OS QUATRO MESTRES DO DESERTO!
CONTINUA...

Extras:

Opinião do pato:
Primeira parte lisérgica, com Jodorowsky abusando da sua genialidade.
  
Quantos patos mortos:

PS (or Pato Subject): O review ficou dividido, então aproveitem (ou não) e em breve a segunda parte.

Posted in , . Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

2 Responses to El Topo, Part 1 - A Toupeira

  1. A segunda e a terceira parte do review por favor, caríssimo King Buddy Holly!

    P.S.: Muito interessante a sua analogia do Pistoleiro Jodorowski com o Buddy Holly do Six String Samurai!

    Temos o molequinho-protegido em ambos os filmes, mas prefiro destacar o fato de que em El Topo o protagonista luta com líderes espirituais e a "iluminação transcendental" é a religião, e no Six String Samurai a batalha é com músicos e a "transcendência" é a música - o "espírito do rock"!!!

    Valeu King!

    ResponderExcluir
  2. Olá Grande Mestre Douglas,

    SixStringSamurai figura no meu top 10, mas El Topo é outro que merece destaque e em breve as partes II e III vão surgir.

    E viva o espirito, seja ele santo ou rockabillle!

    abraços do @kingbuddyholly do blog Filmes do Pato Morto!

    ResponderExcluir

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.